quarta-feira, janeiro 31, 2007

Aquecimento Global

Já sei, já sei, não estou sendo original. Em todo canto tem se falado disso. Mas é fato que muito gente não está informada, e eu estou tentando me informar o suficiente pra entender e saber o que fazer. E, quem sabe, poder passar informação útil adiante... vou tentar.

Bom. Dia 2 de fevereiro a ONU vai divulgar oficialmente um relatório com resultados de um estudo feito durante seis anos, sobre a aceleração do aquecimento global. As causas do efeito-estufa (basicamente a emissão de CO2 na atmosfera), a projeção das consequências até o fim do século, propostas para reverter a situação e outras questões foram minuciosamente estudadas e serão trazidas a público.

Entre outras consequências, fala-se em elevação do nível dos mares (algo em torno de 50cm), e no aumento da temperatura média em 3oC. O que pode gerar devastação de cidades e ilhas, escassez de alimentos e água, secas...

Tudo isso até o final do século XXI. Logo, menos de 100 anos. Logo, você não deve estar vivo até lá, mas seus filhos sim. Vá lá, seus netos. (e estamos falando aqui do ponto mais crítico da situação, não do começo dela. pensou que ia escapar fácil assim?)

Ok, licença pra ser um tanto dramática. Mas não é mentira. Nem minha nem dos cientistas que realizaram a pesquisa. É comprovado.

Essas consequências não vão ser mínimas e nem pra poucos. O tempo que existe pra provocar mudanças a ponto de reverter a situação é realmente curto, e envolve decisões econômicas em nível mundial, divergência de interesses, estudos e opiniões.

Enfim, eu não tenho conhecimento técnico pra explicar a gravidade da situação. Mas pra quem tiver interesse, eu tirei muitas informações de uma sequência de matérias que estão aqui.

Na minha opinião, não importa se as tais consequências virão em 50 ou 150 anos - como se fosse um grande alívio. Elas já estão se apresentando nitidamente.

Eu li em algum ponto da matéria: "Nós temos um papel a cumprir, mesmo que seja um papel com responsabilidades diferenciadas". E pra mim, isso é muito do que importa agora. Eu entendo essa mensagem como sendo direta pra mim ou qualquer pessoa no mundo. Porque dentro do poder ou da capacidade diferenciada de cada um, qualquer um pode agir, seja comprando um carro à base de combustível menos poluente, colocando abastecimento de energia solar em casa, usando menos o forno elétrico, consertando a geladeira ou apagando a luz desnecessária.

Precisamos nos informar. Precisamos poupar energia. Precisamos nos reeducar. Não tem nada de alarmista nisso, porque é simples e basicamente educação. E educação não prejudica, só favorece.


(L)

Um comentário:

Anônimo disse...

poisé.