quinta-feira, outubro 19, 2006

Thumbsucker


Aí a gente foi na locadora no meio do feriado. Ver o que sobrou.
No meio dos lançamentos aquela capinha colorida: “Impulsividade”. Não é dos melhores nomes, não. Mas em ingles é: “Thumbsucker”. Também metido a muderninho, mas soa melhor. Umas dessas combinações de palavra em inglês que vira expressão e me agrada. Existem várias delas.
É assim: menino, na fase mais cruel da adolescência, sofre porque não consegue parar de chupar o dedo. Aí o pai não se conforma, aí o professor de debate quer ajudar, aí o dentista-psicólogo-alternativo quer ajudar… aí tudo acontece.
No começo do filme eu até achei que seria meio fraquinho. Alguma coisa meio esquisita, parecia que tava falando sério mas de repente dava uma amostrinha de deboche, de piegas… “Hm, será que é de próposito? Sei não…”
Até que surge um fato nitidamente divisor de fases e parece que começa tudo de novo. Mas de um jeito muito legal. E acontece de novo e de novo e aí vem a percepção de que o filme não é sobre o dedo, nem é sobre a droga, mas sobre a adolescência. Sobre como cada fase parece ser crucial, única, gigantescamente dramática. Até chegar a próxima. E aí eu percebi que era um filme bem bacana.
O roteiro é todo feito de uma maneira que me fez ter a mesma sensação do adolescente, dando importância isolada a cada fato, cada fase (aliás, não só adolescente, mas aí já fica pra outro post) e me surpreendendo cada vez que entrava uma nova. "Olha, tem mais." Não sei explicar direito, mas achei super bem escrito. E bem dirigido também, tanto as cenas como os atores (mesmo o pai, que num seriado aí eu acho meio canastra). Aliás, acabei de descobrir que foi o primeiro longa do diretor, e já começou ganhando uns prêmios.
E chega, porque já tá parecendo que esse é o filme da minha vida. Na verdade é só um filme redondinho e bem simpatico. E como eu digo, às vezes não tem nada melhor que uma pessoa/filme/coisa qualquer simplesmente simpático. Sem pretensões, sem expectativas.
E chega de divagação. Vou levar a gata pra passear de sacola.

(Lu)

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse é um daqueles filmes que só se encontra nas locadoras malucas que existem por aí, ou é possível encontrar na (piiii) da blockbuster??

Noz disse...

Ih, num sei... Eu não frequento mais a (piii) da Blockbuster. heheh De repente, como ganhou uns prêmios, vc até encontra. Como "cult" ou qualquer classificação que eles acham que ninguém se interessa... nhé...
Porque vc não procura aquelas locadoras que funcionam por internet e correio? O Milton falou de uma em NY e eu acho que já tem esquemas parecidos por aqui. Dá uma procurada, de repente vale a pena.